“Três grandes motivos forjaram a convicção de que a Escola Austríaca precisa ser novamente estudada sistematicamente pelos economistas, desde a sua formação nas universidades. O primeiro é que os fatos atestam sobejamente que ela tem muito a dizer e ensinar, o que me impõe a obrigação, como economista e professor, de estimular o maior número possível de futuros profissionais do ramo – e também de outras áreas – a conhecê-la.
O segundo é que ela funciona mesmo – “it works!” -, por que explica corretamente a ação do mundo real, ao preocupar-se, mesmo em suas formulações teóricas, com a economia do dia-a-dia, (economy), e não apenas com os aspectos teóricos (economics).”
O terceiro é seu caráter humanista , porque analisa a economia não como um compartilhamento estanque e sem comunicação com outros setores, mas de uma forma integrada com as demais atividades sociais da natureza política, jurídica, psicológica, histórica, antropológica, ética e cultural, ao amparo da filosófica e no bojo de uma teoria geral da ação humana.
A Escola Austríaca rejeita o homo oeconomicus a que restringe a quase totalidade dos livros-texto da teoria econômica convencional, porque considera o homem, a pessoa humana, em sua plenitude – e não apenas suas ações econômicas.
Sobre o livro, cabe mencionar que o título – Ação, tempo e conhecimento – representa o coração da Escola Austríaca de Economia.”
Ubiratan Jorge Iorio, autor do livro.
(Mises Brasil, 2011)
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