De acordo com o Serasa, nos últimos meses foram feitas mais de 100 mil simulações na plataforma Serasa Empreendedor. Na média, o valor de empréstimos fica em torno de R$ 15 mil e os motivos para solicitar o crédito são inúmeros. Cerca de 24% dos empreendedores solicitaram empréstimo para comprar equipamentos, 20% expansão do negócio, 20% fluxo de caixa e 15% para estoque.
Entretanto, poucos empreendedores já perceberam os benefícios de pegar um empréstimo e, ainda, 16% usa o valor para quitar dívidas. Por isso, resolvemos desenvolver este conteúdo para esclarecer que o empréstimo é uma forma muito mais vantajosa para ampliar o seu negócio.
1 – Empréstimo e a aquisição do capital de giro
O empréstimo online, que deve ser calculado e planejado antes de ser solicitado, tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor, já que as instituições financeiras tradicionais cobram altas taxas – abusivas – devido à prática do spread bancário. Além do processo extremamente burocrático para aquisição de crédito, que muitas vezes nem é aprovado.
Com o P2P, geralmente oferecida pelas fintechs, o empreendedor pode fazer toda a solicitação, negociação e a aprovação online, é rápido e fácil. O processo demora, em média, até 30 dias. Além disso, o crédito pode ser usado para várias finalidades como estoque, contratação de funcionários, abertura de novas unidades e até mesmo para capital de giro, ponto principal para o funcionamento orgânico da sua empresa.
2 – Investimento em divulgação
Com o avanço da tecnologia, das redes sociais e influenciadores digitais, o empreendedor começou a investir mais em divulgação e ações de publicidade e propaganda, o que antes era perda de verba para alguns, hoje movimenta milhões ao ano.
O gestor pode investir um montante consideravelmente baixo e conseguir bons resultados, principalmente nas mídias sociais com um bom planejamento. Para alcançar bons resultados com as ações de divulgação, vale a pena investir em um setor/pessoa para desenvolver campanhas publicitárias ou contratar uma agência especializada. O empréstimos é uma ótima opção para quem precisa de verba para iniciar à divulgação da sua marca.
3 – Ferramentas e equipamentos de trabalho
Investir em softwares e programas, novos computadores e demais equipamentos presentes na rotina do seu negócio, proporciona vários benefícios a empresa como, por exemplo, melhorar a organização, aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas desenvolvidas pelo time.
Tente investir em ferramentas que ajudem na automação de marketing da sua empresa e facilite o trabalho de vários setores e profissionais ao mesmo tempo. Outra ótima dica é procurar por plataformas que façam a integração de setores ou/e dados, pois isso facilitará em vários momentos a comunicação e, principalmente, a prestação de contas para terceiros.
4 – Diversificação dos produtos e serviços
Foque a diversificação de serviços e produtos, isso é importante para a expansão e a renovação de qualquer negócio. Busque ampliar seus produtos para suprir sua demanda, mas lembre-se: o consumidor precisa procurar por determinado produto/serviço. Mais uma dica valiosa: você não pode, e não deve, diversificar sem planejamento, pois isso pode ser um “tiro no pé” e comprometer todas sua operação.
Antes de investir em novidades para o seu negócio, pesquisar os hábitos de consumo do seu público-alvo é primordial para que você faça apostas certeiras como, por exemplo, variedade dos produtos, percepção do cliente e mensuração dos resultados.
5 – Novas unidades, fusões e franquias
Quando um empreendimento é bem-sucedido, em todas as frentes, no seu modelo de negócio, o próximo passo para expandi-lo é por meio da abertura de novas unidades, que podem ser franquias ou não. Mas, por mais que exista a possibilidade de levar a sua marca para outros lugares e, com isso, lucrar mais futuramente, é preciso planejar como se fosse um novo negócio.
Apesar de já ter toda a experiência necessária, o empreendedor não pode deixar de considerar que a abertura de novas unidades trará altos investimentos em construção, reforma, equipe de trabalho, entre outros. Além disso, o empreendedor também precisará definir questões tributárias e financeiras para que as novas unidades tenham sucesso.
Alguns empreendedores também optam por fundir ou adquirir empresas concorrentes. Lembre-se, não adianta tomar decisões precipitadas sem antes identificar o que os clientes esperam dos seus produtos ou serviços. Para evitar problemas futuros com a expansão, é importante que o empreendedor tenha o planejamento como o seu grande aliado, seja na contratação de novos funcionários ou na diversificação de produtos e serviços.
6 – Ampliação dos canais de venda
A expansão dos canais de venda é algo primordial para o sucesso do negócio, leve os produtos/serviços até seus clientes, independentemente deles estarem nas redes sociais, lojas físicas, e-commerces, etc. Há quem pense que o modelo “Avon e Natura” – venda de porta a porta – não faça mais sentido, pelo contrário, essas marcas nunca estiveram tão fortes e estabelecidas.
Você, empreendedor pode investir na atuação de distribuidores, no treinamento de representantes comerciais ou na ampliação do negócio em outras cidades, enfim, as possibilidades são inúmeras. O investimento em canais de venda aumenta a cartela de clientes e também os insights sobre como conduzir o seu negócio ao crescimento contínuo.
Conteúdo produzido pela BIVA para empreendedores