Cientista político e especialista do Imil, Carlos Pereira reflete sobre as origens do mensalão e aponta os fatores determinantes.
As raízes do mensalão
Leia também
Além da obstrução e obediência: Um argumento constitucional para Reforma do Serviço Público
10/07/2025
Um evento recente do Institute for Government, um dos principais think tanks britânicos, apresentou uma proposta radical: “A New Civil Service...
O Rechtsstaat e a perda da tradição liberal jurídica no Brasil
08/07/2025
*Por José Guilherme Schmitz Schreiner Em recente episódio, a derrubada, pelo Congresso Nacional, do decreto presidencial sobre o aumento de...
Lei de Incentivo à Segurança Pública: Fortalecimento das Forças Policiais e Engajamento da Sociedade Civil
07/07/2025
Enquanto 58% dos brasileiros percebem um aumento da criminalidade em suas cidades, segundo o Datafolha, o Rio Grande do Sul segue na contramão,...
Distritos especiais: Uma ferramenta de gestão que o Brasil desconhece (mas o Texas usa bem)
03/07/2025
Para quem observa os persistentes desafios da gestão pública no Brasil, especialmente no âmbito municipal, a ideia de “distritos de...
Boa a análise de Carlos Pereira, mas somente tangenciou a causa objetiva do mensalão.
Primeiro, nunca houve coalisão. Houve um amontoado de interesses de partidos que somente pretendiam abocanhar parte do poder.
Mas o grande erro de lula teve mais a ver com seu ego – também de sua inexperiência – no início de seu governo quando não podia sair nem do Alvorada ocasião em que era quase massacrado pelos admiradores. Ele estava num nirvana. E uma pessoa dessas não poderia aceitar o apoio do PMDB de Sarney, Renan, Barbalho, Jucá, etc.. O acordo já havia sido fechado por Dirceu e ele não topou.
Ai está a origem do mensalão: lula resolveu comprar deputados no varejo, pensando ingenuamente que assim se livraria daqueles tais.
É verdade que nossa Lei Eleitoral, nosso sistema político é o grande responsável por essa confusão, mas a origem objetiva deste mensalão foi a arrogância e a prepotência de lula aliadas a uma avaliação simplória a respeito de seus amigos congressistas.
Tenho muito respeito pelas opiniões do Carlos Pereira. Mas acho que estão no campo das conjecturas. Tenho minhas próprias a respeito. O problema real foi, de certa forma, a inexperiência do então presidente. Deixou por conta do Dirceu e do Genuíno, cobras criadas desde os tempos da guerrilha. Esses arregimentaram o Delúbio que por sua vez contactou o Marcos Valério que tinha experiência no assunto (vide mensalão mineiro) e deu no que deu. Fizeram a coisa tão bem feita que com todo o aparato de investigação disponível (TCU, Polícia Federal, Jornalistas dos mais diversos veículos e o próprio STF), foram necessários mais de 7 anos para se colher as mínimas provas. Há de ser fazer referência, também, a blindagem que certamente foi feita pelo governo (a quem não interessava o escândalo). Dai, até o presente momento, não haver aparecido ninguém confiável que afirmasse e provasse que o ex-presidente LULA tivesse sido o cabeça. Saber ele sabia, disso ninguém tem dúvida.
Não tenho som. Apenas me guio pelos comentários. Desculpem. O mensalão é parte da estrategia do Foro de São Paulo. Bem mais do que o Brasil. Fidel Castro, Chaves, os Kirsscner, Correa, Lugo e a Frente Ampla do Uruguai, unificaram mensagens, tática, dinheiros. Valendo-se do deterioro dos partidos e políticos tradicionais, esboçaram um tática comum, Esquerda, progressismo, social, pobres,ética,e uma caixa compartilhada. Inimigos as elites, a imprensa. Deram um Golpe Institucional nas Repúblicas. Corromperam os parlamentos com maiorias de obsequentes e venais. Usurparam o poder judiciário. Praticaram atos inconstitucionais. Construíram uma ditadura. Aliada com os banqueiros e seu ganhos irreais. Roubalheira legal como os mais de 600 % nos cartões de crédito. Brasil seria a grande locomotiva e Lula o piloto. Nem com a denuncia do Jefferson, nada parava essa maquina de corrupção que depois seria via ONG (está em marcha seu julgamento) e planos como o PAC e Minha casa.
Nós que acreditavamos no Lula fomos traídos pelas artimanhas criadas pelo mesmo junto com o José Dirceu, Genuino, e Delúblio Soares para arranjar dinheiro e compraR OS DEPUTADOS DOS ´PARTIDOS DA COALISÃO QUE APOIARAM O PT NO PODER EM 2003, 2004 E 2005. CERTAMENTE AGORA SABEMOS QUE ESSES PARTIDOS PODERIAM SER “PAGOS” POR PARTICIPAÇÃO E APOIO POR EMENDAS NO ORÇAMENTO, MAS O MESMO (PARA 2003 JÁ ESTAVA VOTADO E O pt FICOU COM TODAS AS EMENDAS). POSIÇÕES DE EMPREGOS NO GOVERNO NÃO HAVIA MAIS VAGAS POIS O PT FICA- RA COM TODAS. RESTOU SOMENTE O PAGAMENTO COM DINHEIRO MAS AS FONTES FORAM VISANET E DO …. AINDA FALTA LEVANTAR DE ONDE VIERAM OS RESTANTES MILHÕES. QUE O BANCO ESPÍRITO SANTO PAGOU OS MILHÕES PAGOU. OUTRAS ENTIDADES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS TAMBÉM MAS NÃO FOI POSSÍVEL DETETA-LAS. SE O BANCO CENTRAL QUISESSE LEVANTAR QUANTO DO BMG E DO RURAL VIERAM PARA A DISTRIBUIÇÃO DA SMP&B, DNA E OUTRAS FONTES Ñ CONTABILIZADAS PELO PT SERIA FÁCIL FAZER, ISSO SE QUISESSEM OU FOSSE AUTORIZADO
O grande absurdo foi a reeleição do Lula e a eleição da Dilma. Nunca na história desse país, se fez tamanha façanha. Acorda povo brasileiro, acorda.