“Mais do que um gênero, jornalismo de dados é uma necessidade”
A frase, que inicia o prefácio do livro “Análise política & jornalismo de dados: ensaios a partir do Basômetro”(FGV Editora, 2014) que apresentamos agora, é de um dos organizadores da obra e coordenador do Estadão Dados, José Roberto de Toledo, e sintetiza todo o projeto do Basômetro, incluindo esse ensaio publicado.
O Basômetro é uma ferramenta de uso aberto que permite a todos analisarem o comportamento em plenário dos parlamentares brasileiros.
Trata-se de um sistema elaborado para auxiliar as investigações do jornalismo de dados, que organiza centenas de milhares de dados contidos nos sites do Congresso Nacional em uma interface gráfica mais inteligível, onde cientistas políticos, jornalistas e qualquer interessado tem acesso para fazer suas análises.
Criado em 2012 pelo jornal O Estado de S. Paulo, através do núcleo Estadão Dados, o Basômetro pretende contextualizar uma massa de dados desconexos de forma a viabilizar o entendimento dos resultados consultados por qualquer usuário através do endereço http://estadaodados.com/basometro/
É exatamente sobre a criação dessa ferramenta e os desdobramentos que seu uso já possibilitou e ainda possibilitará na análise política e na evolução do jornalismo de dados que Humberto Dantas, José Roberto de Toledo e Marco Antônio Carvalho Teixeira tratam no livro “Análise política & jornalismo de dados: ensaios a partir do Basômetro”.
No Comment! Be the first one.