Em “Criatividade S.A. – Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração” (Rocco, 2014), Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade.
Para Catmull, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história. Cercar-se de pessoas inteligentes torna o ambiente mais propenso à inovação e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso. Esses são alguns dos princípios apresentados por Catmull, atual presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, para narrar a trajetória da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica.
Entremeando conclusões sobre gestão de pessoal com entusiasmadas informações a respeito dos avanços em tecnologia digital, além da história da Pixar e do cinema de animação, Criatividade S.A. apresenta mais do que conselhos de negócios, com trechos descrevendo situações quase como um roteiro cinematográfico.
Ganhador de cinco prêmios Oscar por inovações técnicas em computação gráfica pela Pixar, ele ressalta a importância da adoção de métodos, até então pouco difundidos na cultura empresarial, de integração da equipe e investimento em qualidade, com a promoção de competições de bandas de rock e cursos de arco e flecha aos que trabalharam na criação do filme “Valente”.
O livro é dedicado a Steve Jobs, que nunca interferiu no processo de criação da Pixar, mas enviava observações e críticas sobre cada filme que estava sendo realizado, além de ser o principal investidor da empresa.
No Comment! Be the first one.