Está no ar o artigo vencedor do Millenium Challenge Papers 2024!
Intitulado “Desenvolvendo a Educação: Explorando Modelos de Concessão e Gestão, o texto das estudantes Alice Ladeira e Maria Rosa Ferraz, alunas do curso de Ciências Econômicas do IBMEC, abordam uma questão essencial e urgente: como enfrentar a recorrente ineficiência do Estado brasileiro na gestão de serviços educacionais, especialmente no ensino superior público.
O artigo investiga a viabilidade de utilizar o modelo de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) para promover ganhos substanciais de eficiência administrativa, expansão de infraestrutura e melhoria da qualidade educacional, sem abrir mão do caráter público das universidades. A partir de análises de experiências bem-sucedidas em outros setores no Brasil, como aeroportos, e exemplos internacionais, como as escolas charter dos Estados Unidos e as academias do Reino Unido, Alice e Maria Rosa apresentam um modelo para a implementação de concessões no contexto brasileiro.
O trabalho completo está disponível em português e inglês, através dos links abaixo.