São inúmeras as explicações para os atuais problemas europeus. Uns apontam para a rigidez com que o BCE administra o euro, outros para a especulação dos mercados ou para a moderna engenharia financeira. Até mesmo o surrado espantalho neoliberal aparece de vez em quando como culpado. Apesar das evidências, essas análises costumam ignorar que, muito além de mera crise monetária ou de crédito, o que está em xeque é o modelo de bem-estar social, sob o qual sucessivos governos, tanto à direita quanto à esquerda, têm financiado “direitos” generosos com altos impostos e pilhas de dívidas. Tudo isso sem que as economias do velho continente consigam crescer o bastante para manter a farra.
Malgrado sua concepção eminentemente coletivista, a experiência socialdemocrata que floresceu na Europa Ocidental após a IIª Guerra manteve o modelo econômico capitalista, pelo menos no sentido de que a propriedade privada dos meios de produção era permitida, ainda que altamente concentrada nas mãos de poucos. O arquétipo do “capitalismo selvagem” foi substituído por um sistema híbrido, que combina grandes conglomerados industriais e financeiros, frequentemente patrocinados e tutelados pelo Estado, uma agricultura altamente subsidiada, além de empresas miúdas — quase sempre comerciais ou de prestação de serviços. Para completar, a hipertrofia dos governos formou um enorme contingente de funcionários públicos que, em alguns países, chega perto de 50% da população economicamente ativa.
O apogeu da social-democracia europeia ocorreu em meio à Guerra Fria, período marcado pela limitação à livre movimentação de pessoas, capitais e produtos, quase sempre mediante rígidos controles burocráticos e barreiras tarifárias. Com a queda do Muro de Berlim e a aceleração do processo de globalização, consequência direta da profusão de novas tecnologias que permitiram a movimentação muito mais dinâmica da informação, dos capitais, dos produtos e do próprio trabalho, as sociedades europeias se viram, da noite para o dia, numa sinuca de bico, obrigadas a promover uma reavaliação profunda do modelo, algo até então impensável.
E não é para menos: enquanto a taxa de natalidade não para de cair e os velhos vivem cada vez mais, os gastos com saúde e aposentadorias ficam cada vez mais caros. Por outro lado, a relação entre trabalhadores ativos e inativos segue diminuindo rapidamente. Tudo em meio ao baixo crescimento econômico que já dura décadas. Uma eventual mudança de rumo, entretanto, não deixará de ser traumática, notadamente para aqueles que se acostumaram com privilégios “sociais” abundantes e pouco trabalho.
Uma das primeiras a entender que as políticas da social-democracia precisavam ser revistas foi Margareth Thatcher, que compreendia a natureza daquela armadilha em seus dois aspectos principais. Primeiro, não é possível manter um mercado de trabalho baseado na estabilidade do emprego, especialmente em vista da evolução tecnológica que cria e destrói ofícios e profissões numa velocidade tremenda. Segundo, as instituições de proteção social, concebidas fundamentalmente para compensar o fracasso individual, fomentam de modo inexorável a ineficiência, num mundo cada vez mais competitivo.
Thatcher concluiu, há 30 anos, que as premissas do “marco social” — que imperou a partir da Segunda Guerra — haviam sido derrubadas e, a menos que o modelo então vigente se transformasse profundamente, seria varrido pelo furacão da globalização. As reformas liberais que seu governo produziu, no entanto, se deram algum fôlego à economia britânica por algum tempo, já foram completamente revertidas pelos governos esquerdistas que o sucederam — preocupados, como sempre, não com os baixos índices de crescimento e produtividade, mais com a utopia do “bem comum”.
Evidentemente, a falência do welfare state não se dá de forma uniforme. Dependendo das instituições e da cultura, ela é mais lenta ou mais rápida. O modelo é mais resistente nos países nórdicos, germânicos e anglo-saxões — ancorados numa ética severa, na primazia da responsabilidade individual e na valorização do trabalho — do que nos países mediterrâneos, mais chegados ao patrimonialismo e à cultura de privilégios. Mas não se iludam: a médio prazo, mesmo esses precisarão promover mudanças liberalizantes que tornem suas economias mais dinâmicas e competitivas.
Fonte: O Globo, 04/07/2012
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