Centro voltado ao estudo do jornalismo reportou episódios de censura que configuram retrocesso na democracia brasileira. A notícia abaixo foi publicada no site da revista “Veja”:
“O blog Jornalismo nas Américas – do Centro Knight, ligado à Universidade do Texas e dedicado ao aprimoramento de jornalistas da América Latina e Caribe – apresenta em seu endereço um rastreamento dos casos de censura à imprensa e a blogs noticiosos brasileiros durante as eleições 2010. O Mapa da Censura Eleitoral no Brasil deverá ser atualizado até o fim do processo eleitoral deste ano – confira as informações no quadro abaixo.
O mapa exibe, com ajuda do Google Maps, decisões judiciais, ações movidas por governos e até medidas policiais que, de alguma forma, tentaram restringir a atuação de jornais, TVs, rádios, sites e blogs. Basta clicar sobre as bandeiras vermelhas ou azuis para saber mais sobre os casos. Até esta quarta-feira, 25 episódios de censura foram registrados. Alguns dos casos aparecem também no levantamento da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) divulgado na semana passada.
Ouvidos pela reportagem, juristas e especialistas em direito constitucional foram unânimes: os episódios de censura configuram retrocesso no processo democrático brasileiro. “Censura prévia é inconstitucional”, sentenciou o jurista Ives Gandra Martins. O ex-ministro da Justiça Paulo Brossard acrescentou: “A censura é a marca de estados de sítio e de emergência. Felizmente, não nos encontramos em nenhum desses casos”. Clique aqui para ler a reportagem sobre a avaliação dos especialistas.”
No Comment! Be the first one.