Tem vídeo novo do Millenium Explica no ar! Com as eleições se aproximando e mais pessoas falando sobre política, é importante que conceitos fundamentais para a democracia estejam bem definidos na cabeça do cidadão. Por isso, nesta edição do projeto, a CEO do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto, fala sobre as definições e diferenças entre ideias e ideologia. Assista!
De acordo com Priscila, as ideias são pensamentos frequentes e adaptáveis a novas realidades. Já a ideologia, por outro lado, é uma ideia engessada – e é preciso tomar cuidado para que isso não interdite o debate público.
“Ideologia é quando um grupo de pessoas decide ter uma ideia que serve para todos e não muda, não se adapta. Por exemplo: se para resolver os problemas do mundo resolvem que é necessário ter uma almofada, uma ideologia vai tentar nos convencer que a única solução para os problemas do mundo é ter uma almofada. Isso é perigoso, principalmente na política, porque não há troca de ideias ou debate. Você não está numa democracia quando não conversa e não abre espaço para a evolução”, destacou.
Leia mais do Millenium Explica
Como funcionam as equipes parlamentares?
O que é liberdade de expressão?
A CEO do Instituto Millenium também abordou a importância do voto consciente, ou seja, aquele feito com informação sobre os candidatos e suas ideias. E também reforçou: voto branco e nulo não é protesto, mas um desserviço à democracia – especialmente entre as mulheres, que só conquistaram de o direito ao voto não facultativo no Brasil em 1965.
“Quando votamos branco ou anulamos o voto, nos retiramos do sistema democrático, porque na verdade não votamos. Acreditamos ser um ato de protesto, porque não gostamos dos candidatos, mas na verdade o que acontece é esse voto não é contabilizado”, disse.