Os negócios de impacto social que usam tecnologias tendem a atrair mais investimento do que os que não usam. É o que aponta o 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, elaborado pela Pipe.Social.
O estudo mapeou 1.002 negócios e concluiu, também, que a tecnologia aumenta o retorno financeiro para empreendedores e aos investidores que apoiam os negócios. O recurso mais popular foi o Big Data, utilizado por 27% das empresas consultadas.
A inteligência artificial aparece em segundo (26%), seguida pela Internet das Coisas (22%). Outras tecnologias citadas foram Energias Renováveis (20%); Biotech (14%); ChatBot (12%); Blockchain (8%); Realidade Mista (8%); Moedas Virtuais (7%); Impressora 3D (5%); Drones (5%); Robótica (3%) e outras tecnologias, como Mobile e aplicativos (21%).
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Não adotar tecnologias no negócio, por sua vez, foi relacionado à necessidade de rever produtos, serviços e modelos de negócios no futuro.
“Falar de tecnologia e negócios de impacto é falar, muitas vezes, de serviços e ferramentas que otimizam processos de gestão, logística, análise de dados, usabilidade e até métricas de impacto e redução de custos”, diz Mariana Fonseca, uma das coordenadoras do estudo. “São soluções já conhecidas que podem ser adaptadas a novos contextos e fazer a diferença para o campo de impacto”.
Fonte: “Revista PEGN”