A crise econômica está reduzindo o poder de consumo da classe C, mas isso não quer dizer que a chamada nova classe média irá encolher mais do que as demais camadas sociais. É o que explica Dorival Mata-Machado, diretor da Ipsos Public Affairs – a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. “As pessoas vão perder poder de consumo sim e o ritmo de crescimento da classe C vai cair. Mas daí falar que elas têm mais chance de retroceder é um pouco complicado”, diz Mata-Machado, lembrando que a nova classe média tem espírito empreendedor e está atenta às mudanças políticas e econômicas. “A crise tem força de mudança na sociedade como um todo”. Autor da pesquisa “Cenários políticos e seu impacto na economia”, Mata-Machado diz que aumentou a percepção sobre a corrupção entre as pessoas da classe C e que elas atribuem à crise a problemas na política econômica. “Basicamente falando, a classe C está percebendo que o Brasil está no rumo errado”, conclui Mata-Machado. Ouça o podcast.
“A classe C percebe que o Brasil está no rumo errado”
Leia também
O Estado que se compromete a encolher: lições e limites da agenda alemã
11/12/2025
A Alemanha decidiu, enfim, escrever, preto no branco, o que deseja fazer com o próprio Estado. A “Modernisierungsagenda – für Staat und...
Como a Ausência da Educação Clássica Aprofunda a Crise Econômica Brasileir
10/12/2025
*Deborah Palma O Brasil atravessa uma crise que não é apenas econômica, institucional ou política, é, antes de tudo, uma crise formativa. A...
O mito brasileiro dos direitos de propriedade
03/12/2025
*Felipe Camolesi Modesto Há séculos o senso comum reconhece a necessidade dos direitos de propriedade. O trabalho de um escultor produz uma obra...
Mire na Lua ou permaneça na lama: como países em desenvolvimento crescem ao apostar no espaço
26/11/2025
Recentemente, a Índia chocou o mundo ao se tornar o quarto país a pousar na Lua, com a missão Chandrayaan-3, um feito que vai além da simples...
Sem Comentários! Seja o primeiro.