A crise econômica está reduzindo o poder de consumo da classe C, mas isso não quer dizer que a chamada nova classe média irá encolher mais do que as demais camadas sociais. É o que explica Dorival Mata-Machado, diretor da Ipsos Public Affairs – a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. “As pessoas vão perder poder de consumo sim e o ritmo de crescimento da classe C vai cair. Mas daí falar que elas têm mais chance de retroceder é um pouco complicado”, diz Mata-Machado, lembrando que a nova classe média tem espírito empreendedor e está atenta às mudanças políticas e econômicas. “A crise tem força de mudança na sociedade como um todo”. Autor da pesquisa “Cenários políticos e seu impacto na economia”, Mata-Machado diz que aumentou a percepção sobre a corrupção entre as pessoas da classe C e que elas atribuem à crise a problemas na política econômica. “Basicamente falando, a classe C está percebendo que o Brasil está no rumo errado”, conclui Mata-Machado. Ouça o podcast.
“A classe C percebe que o Brasil está no rumo errado”
Leia também
Quem lacra não lucra: O fim do woke e a volta da lógica de mercado
20/01/2025
*André Abbud Na última semana, a declaração de Mark Zuckerberg em defesa da liberdade de expressão e o fim dos fact-checkings no Instagram e...
Os Bastidores da Recuperação da Petrobras (2019-2022): Gestão Profissional, Geração de Valor e Foco na Gestão de Pessoas
16/01/2025
Está no ar a 38ª edição do Millenium Papers! É possível fazer uma estatal dar lucro? Escrito pelo ex-executivo de RH da Petrobras, Cláudio...
A morte da universidade: Schelling e a liberdade humana.
07/01/2025
*Felipe Camolesi Modesto O ensino superior agoniza em seus últimos suspiros, um espelho rachado refletindo apenas fragmentos do seu propósito...
Os resultados de políticas liberais, na prática: o case de Minas Gerais
24/12/2024
O Instituto Millenium apresenta seu mais recente estudo, que destaca como a redução da intervenção estatal e a promoção da livre iniciativa...
No Comment! Be the first one.