Um dos grandes desafios do jovem universitário é encarar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como um projeto profissional. Para tornar essa etapa mais simples, a Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Tim e a Fundação Vanzolini oferece um programa de orientação de negócios para os estudantes que tenham o TCC voltado para soluções tecnológicas ou de inovação. Através do Academic Working Capital (AWC), o universitário recebe acompanhamento, mentoria e auxílio financeiro para transformar a sua ideia em um modelo de negócio.
Para conhecer melhor o programa, o Instituto Millenium conversou com o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador-geral do AWC, Marcos Barreto. Para ele, durante essa fase acadêmica, muitos estudantes pensam em iniciar uma carreira em empresas, mas poucos consideram a ideia de construir a sua própria startup ou não possuem um plano de mercado ideal. Para isso, o AWC busca orientar as estratégias de negócios voltadas ao mercado empreendedor, explica o professor:
“O programa é muito intenso, com um ano de duração. Temos três workshops, demoday e reunião de acompanhamento quinzenal. Os alunos dos cursos de tecnologia, de uma forma geral, não têm uma formação voltada a negócios. Geralmente, nem os alunos dos cursos de administração têm uma visão voltada para startups, e sim para a área corporativa. Então, a mentoria, inicialmente, é para acompanharmos essa visão de negócios. Todos os coachings do AWC são também empreendedores, uma coisa bacana, pois são pessoas que beberam da mesma fonte”. Ouça o podcast completo no player abaixo!
Ao final do programa, os estudantes participam de uma feira de investimento para apresentar suas propostas de negócio a uma rede de aceleradoras e investidores. Uma condição muito importante para o sucesso do futuro empreendedor, é estar atento a tudo o que acontece ao seu redor e perceber as principais dificuldades que as empresas possuem, ressalta Marcos: “As pessoas devem ter atenção à vida, enxergar o que acontece em volta, o que aparece nos jornais e na mídia, porque são as necessidades das pessoas e empresas que vão gerar as oportunidades de negócios”.
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O professor acrescenta que com a ajuda dos canais de comunicação, o empreendedorismo vem despertando a atenção dos jovens ao longo dos últimos anos, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho e inovação. “Na mídia, assim como o trabalho de vocês [Instituto Millenium], temos mais uma gotinha nesse oceano que precisa ser preenchido, pois muito mais se fala da visão das startups, da ideia de empreender. Entendo que esse é o jeito de fazermos o país crescer”.