Uma coalizão de 24 veículos de mídia, entre eles o Estado, vai combater a disseminação de rumores e notícias falsificadas durante a campanha eleitoral 2018. O chamado projeto Comprova será lançado nesta quinta-feira, 28, no congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo. Jornalistas de todos os veículos parceiros vão trabalhar de forma colaborativa na detecção e verificação de rumores, conteúdo enganoso e táticas de manipulação nas redes sociais. Não haverá checagem de declarações de candidatos. A Abraji vai coordenar a coalizão, mas sem ingerência sobre o conteúdo a ser publicado.
As redações envolvidas vão procurar produzir peças de fácil compartilhamento, como vídeos, imagens e animações, para que os desmentidos atinjam o maior número possível de pessoas, de forma a conter a proliferação de mentiras. Haverá uma checagem cruzada de todos os conteúdos: nenhum desmentido será publicado antes de ao menos três veículos diferentes entrarem em acordo sobre a falsidade da informação em questão.
Veja também:
Na dúvida se está interagindo com uma pessoa ou fake? Conheça o Pegabot
Com reconhecimento facial, app auxilia o eleitor na hora de escolher o candidato
“O novo eleitor é digital, a classe politica é analógica”
Também haverá um número de WhatsApp para que o público envie ao Comprova textos, imagens, vídeos e áudios suspeitos. O “Estadão Verifica”, núcleo de checagem e verificação do “Estado”, lançou um serviço semelhante no dia 13 de junho. “A disseminação de notícias falsas na campanha pode envenenar o debate eleitoral e prejudicar a discussão do que realmente importa para o País”, disse David Friedlander, editor executivo do “Estado”. “Combatê-las é obrigação do jornalismo profissional e o Estado está totalmente engajado nessa iniciativa.”
Experiência nas eleições francesas
O projeto Comprova nasceu a partir de uma iniciativa do First Draft, entidade ligada ao Centro Shorenstein para Mídia, Política e Políticas Públicas, da Escola de Governo John F. Kennedy, na Universidade Harvard, dos Estados Unidos. O “First Draft” pesquisa e combate a desinformação na internet, e já organizou uma coalizão de mídia na campanha eleitoral da França, no ano passado.
“Queremos que o Comprova seja o primeiro lugar aonde alguém vá para checar a veracidade de algo mandado pelo tio via WhatsApp”, disse Claire Wardle, diretora do First Draft. “Que o Comprova seja referência durante as eleições, porque aí teremos o melhor da imprensa brasileira”, afirmou.
+ Como fica o tempo das campanhas no rádio e TV?
No Brasil, além do “Estado”, vão participar da iniciativa “AFP”, “Band” (TVs e rádios do grupo), “Canal Futura”, “Correio”, “Correio do Povo”, “Exame”, “Folha de S.Paulo”, “GaúchaZH”, “Gazeta Online”, “Gazeta do Povo”, “Jornal do Commercio”, “Metro Brasil”, “Nexo Jornal”, “Nova Escola”, “NSC Comunicação”, “O Povo”, “Poder360”, “Revista Piauí”, “SBT”, “UOL” e “Veja”. O “Google News Initiative” e o “Facebook Journalism Project” ajudam a financiar o projeto, além de oferecer treinamento e apoio técnico.
“O desafio do combate à desinformação exige uma ação coordenada”, disse Daniel Bramatti, presidente da Abraji. “Nunca tantos veículos concorrentes se uniram em um projeto colaborativo como este, e a Abraji se orgulha de fazer parte desta iniciativa.”
Fonte: “O Estado de S. Paulo”