No livro “Justiça, democracia e capitalismo” (Elsevier, 2010), Denis Rosenfield, aborda conceitos e fatos relevantes de nosso cotidiano, como a questão da vinculação conceitual entre as diferentes acepções da liberdade, da democracia e da justiça.
O Instituto Millenium vai conceder um volume da obra ao leitor que extrair uma frase sobre justiça, democracia ou capitalismo entre os artigos já publicados de Denis Rosenfield.
Escolha a frase, publique nos comentários dizendo o motivo da escolha. A melhor justificativa leva o livro.
Não se esqueça de indicar o email no comentário. Participações sem email não serao aceitas.
Participe.
O resultado da promoção será divulgado dia 25/02.
Escolhi a frase: “A tolerância é uma das maiores conquistas da civilização,
ensinando as virtudes da convivência com a diferença” do artigo intitulado
“Saúde e puritanismo” e a associo a Democracia, pois, para a construção de
sociedades com método democrático um dos pilares deve ser a tolerância.
Observando os conflitos em que estão mergulhados os países do Oriente Médio
e Norte da África fica claro que além de liberdade e igualdade a tolerância
é singular no processo democrático.
“Em nome da justiça, o arbítrio está sendo considerado legal, numa interpretação enviesada da Constituição e das leis de nosso país.” De “A captura da Constituição”. Demonstra uma realidade político-jurídica do Brasil: o “ativismo” de juízes. Eles aplicam o politicamente correto e o “in dubio pro Marx”, buscando a suposta defesa das minorias e a “justiça social”. Assim, cultivam a impunidade e a injustiça, e judiam da Constituição fazendo uso de uma interpretação falaciosa travestida de justa.
Gente, dá uma olhada num artigo do autor, publicado, acho que no Globo, sobre a Reforma do Código Florestal. Já tem um tempo, mas a promoção é válida ” entre os artigos já publicados”. Pois bem,o texto contém a prova viva do desrespeito, frontal,ao príncipio da irretroatividade das leis.
Achei até estranho, mas tá lá pra quem quiser conferir.