A relação entre o mercado financeiro e o ambiente econômico será o tema da 25ª edição do projeto “Imil na sala de aula”. A aula será ministrada pelo economista Julio Hegedus Netto nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, na Escola de Negócios da Faculdade São José, em Realengo, às 19h.
Para despertar o interesse dos estudantes pelo assunto, Hegedus fará uma abordagem didática. “Vou fazer a ponte entre a economia real e o mercado de capitais. Afinal, o mercado não se descola do que acontece na economia”, explica.
Hegedus reconhece que o uso de termos técnicos, comum à linguagem do mercado de capitais, contribui para o afastamento dos jovens do tema. No entanto, ele acredita que os principais fatores para esse distanciamento são: a baixa expectativa do setor, devido à crise econômica mundial, e a ausência de uma cultura de Bolsa de Valores no Brasil, decorrente das sucessivas crises nacionais, do não respeito aos contratos e da instabilidade das políticas econômicas.
“O afastamento do jovem está muito mais ligado à volatilidade recente e à crise no ambiente financeiro. O mercado é um termômetro da economia brasileira e da economia mundial. Se estivéssemos vivendo uma situação de estabilidade, teríamos uma maior proximidade com a Bolsa”, comenta.
Na opinião do economista, a sua participação no projeto “Imil na sala de aula” será importante ainda para estimular o interesse dos universitários por investimentos.
Gostou do tema?
Venha conhecer o projeto do Instituto Millenium.
A Faculdade São José é localizada na Av. Santa Cruz, 580, Realengo, Rio de Janeiro.
No Comment! Be the first one.