O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, não espera novidades no setor de energia em 2016. O especialista do Instituto Millenium explica que a desvalorização do barril de petróleo no mercado internacional, com média de preço em torno de 50 dólares/barril, inviabilizará a exploração de novos campos do pré-sal nos próximos 12 meses. “O ano de 2016 tende a ser tão ruim quanto 2015”. Por outro lado, o economista, afirma que o petróleo barato deve proporcionar uma melhora no caixa da Petrobras.
O economista disse também, nesta entrevista especial da série “Horóscopo 2016”, que o setor do etanol deve crescer. “O governo deve aumentar a Cide (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) do combustível, tanto na gasolina quanto no diesel, isso é noticia boa para o etanol”, explica.
No setor elétrico, Pires diz que o brasileiro deve esperar aumento de tarifas. Do lado da oferta ele não espera problemas, devido a baixa atividade da economia e a consequente redução do consumo.
Assista a entrevista completa.
No Comment! Be the first one.