Amar o que se faz. Esta é a principal característica de um empreendedor de sucesso, segundo Eduardo Machado, que apresentou a palestra “Empreendedorismo inteligente: a chave para o seu sucesso”, na tarde desta quarta-feira, dia 13 de novembro, na sede do Instituto Millenium. O evento antecede a Semana Global de Empreendedorismo, que ocorre de 18 a 24 de novembro em todo o mundo.
Durante a palestra, Machado discutiu temas indispensáveis ao repertório de um empreendedor de sucesso. “O mais importante para o empreendedor é amar o que se faz e vencer. Quem não joga com amor para vencer tem chance menor”, disse ele.
Autor do livro “O ponto da vitória” (Edição do autor, 2013), lançado durante o evento, Eduardo Machado explicou à plateia, que reuniu cerca de 60 pessoas, os “10 mandamentos” para construir uma empresa sólida — entre eles, inovação e monitoramento da concorrência — além das habilidades necessárias ao líder, como iniciativa e disposição ao risco, entre outras.
Com a exibição de dois vídeos sobre atitudes empreendedoras, a palestra teve o objetivo de causar uma reflexão sobre o próprio “fazer”. Machado lembrou que o lucro não pode ser a razão final do empreendedor, mas a consequência de um bom trabalho. “Se o lucro for a causa, atrasa o país como um todo. Empreender é energia, é acordar bem-humorado, com gana e vontade. Atitude é tudo!”, disse Machado.
No livro “O ponto da vitória”, o autor desmistifica a teoria de que se amadurece mais com as derrotas. “Esse é um dos pontos mais importantes do meu livro, que contraria essa ideia. Na vitória, é muito mais prazeroso e impactante aprender”, afirmou. Para Eduardo Machado, entre os caminhos para a vitória está a capacidade de se reinventar e inovar. Para isso, o empreendedor precisa de preparação, flexibilidade, coragem e inteligência. “Boas ideias sozinhas não adiantam nada. Ideia é só um ponto de partida”, explicou. O palestrante também defendeu que todo trabalho deve ser feito com valor e ética.
A palestra de Machado no Instituto Millenium faz parte da programação que antecede a Semana Global do Empreendedorismo (SGE), um movimento global que busca fortalecer a cultura empreendedora em todo o mundo. No último ano, a SGE, disseminada em mais 130 países, mobilizou no Brasil 1,6 milhão de pessoas em quase 4.000 atividades.
Maior do mundo, a semana brasileira, com três premiações internacionais, tem a Endeavor como anfitriã, auxiliando na coordenação dos parceiros e na conexão de milhares de entusiastas, embaixadores do movimento. Com o tema “Se existe um sonho, existe um caminho!”, a SGE de 2013 pretende despertar e lapidar o espírito empreendedor nas pessoas e organizações brasileiras.
No Comment! Be the first one.