Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, com o aumento da concorrência e com clientes cada vez mais exigentes e extremamente conectados – com acesso a todas as novidades, tendências e comparações entre produtos e serviços de cada empresa ao seu alcance –, inovar torna-se uma estratégia imperativa e de grande importância para a sobrevivência dos negócios.
Antes que você pense que inovar é investir em tecnologia ou equipamentos de última geração, já alerto que a inovação pode ser algo mais simples. Inovar nada mais é do que a implementação de um produto ou serviço, processo, forma de marketing ou mé- todo organizacional novo ou significativamente melhorado, que após implementado gere redução de gastos ou aumento de faturamento para seu negócio.
Ou seja, se não gerar resultado financeiro para a empresa, você fez apenas uma invenção. Você pode começar descobrindo o que o seu cliente quer, quais são as suas necessidades ou desejos que não estão sendo atendidos ou estão sendo atendidos parcialmente. Outro ponto importante é vender o valor do seu produto ou serviço, não apenas o seu preço.
Este último é pago pelo cliente, mas o valor é o que ele percebe e leva em troca pelo que pagou. Você também pode permitir que seu cliente personalize o produto ou serviço que irá comprar. Não menos importante, crie ações na empresa que permitam a seu cliente ter um vínculo emocional com a sua marca.
Participe de feiras, eventos, palestras, cursos e faça parte de grupos empresariais para manter-se atualizado e ampliar sua rede de contatos. Defina também qual é exatamente o seu negócio e como quer se posicionar no mercado. Mantenha-se sempre atento à globalização e às novas tecnologias. Com essas dicas simples, com certeza você estará mais preparado para fazer o seu negócio vender mais.