Estima-se que a contribuição da agropecuária para o PIB brasileiro poderá chegar a 23%, se for somada à produção rural os valores referentes a insumos, a atividade agroindustrial e aos serviços gerados na atividade do campo.
Mas apesar dessa pujança, num período que o país atravessa a sua mais grave crise econômica, o setor sofre com a deficiente logística que leva a importantes perdas de eficiência. Há um grande contingente de produtores sem acesso ao crédito e as tecnologias mais avançadas. O seguro rural, lançado em 2003, só é aplicado, apenas, em cerca de 10% das propriedades rurais.
O Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), através da Revista Conjuntura Econômica, realizará o 1º Seminário Desafios e perspectivas do agronegócio brasileiro, que irá debater e propor alternativas para os gargalos de nossa infraestrutura, o quadro da economia mundial e seus impactos sobre os preços das commodities agrícolas, as novas tecnologias introduzidas no campo e os desafios que se colocam ao agronegócio brasileiro.
Serviço:
Data: 16 de março
Horário: 09h20
Endereço: Auditório FGV 9 de julho – térreo. Rua Itapeva, 432, térreo – Bela Vista, São Paulo/SP
* Insgressos aqui