O problema: Hoje, quatro gerações atuam lado a lado nas empresas – os baby boomers, nascidos entre 1940 e 1959; a geração X (1960 a 1979), a geração Y (ou millennial, 1980 a 1994) e a Z (nascidos de 1995 em diante).
Para gestores das gerações baby boomer e X, pode ser difícil entender as demandas dos millennials e da geração Z. “Eles precisam de tempo para se adaptar aos novos valores, que vão contra as regras que sempre conheceram”, afirma Wilma, diretora da Right Management.
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A geração dos millenials, que hoje já ocupa cargos de liderança, traz como maior característica a busca de propósito no trabalho. “Hoje ninguém mais quer atuar em uma empresa que odeie ou que faça mal para o mundo”, afirma Maíra, da Cia de Talentos.
Já a geração que chega agora ao mercado demonstra alto grau de determinação para promover mudanças nas empresas. “Para lidar com esses jovens talentos, que são disseminadores de novos valores e mais sensíveis às causas das minorias, a atualização dos códigos de ética e conduta torna-se ainda mais urgente”, afirma Laura Kroeff, vice-presidente da Box 1824, agência de pesquisa de tendências em consumo, comportamento e inovação.
Como lidar e resolver o problema:
> Na hora de se comunicar com o funcionário, leve em conta as possíveis diferenças geracionais entre vocês. Não parta do princípio de que ele deve simplesmente entender e seguir as regras. “Cheque o entendimento de cada situação e crie novas maneiras de avaliar seu desempenho”, diz Maíra, da Cia de Talentos.
> Estabeleça um plano de metas para gerenciar a ansiedade e o imediatismo dos mais jovens. “Quanto mais objetiva e concreta for a medição da performance, melhor é o entendimento dos profissionais das gerações Y e Z sobre estarem prontos – ou não – para serem promovidos”, afirma Maíra.
> Para reter os jovens talentos, garanta que os salários e benefícios sejam compatíveis com o mercado. “Se as novas gerações não virem vantagem na remuneração nem no aprendizado, vão mudar de emprego. Elas não têm muito paradeiro”, afirma Claudia, da Emovere You.
> Considere recrutar baby boomers. “Algumas empresas começam a contratar talentos da terceira da idade pela sua experiência, sua capacidade de diálogo e sua representatividade no mercado consumidor”, diz Laura.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”