Não faltam pesquisas que mostram que mais da metade dos brasileiros sonha abrir o próprio negócio. Você, muito provavelmente, se encaixa nesse grupo. Mas será que empreender tem mesmo a ver com seu perfil?
Antes de se aventurar no mundo do negócio próprio, é muito importante fazer três perguntas básicas a si mesmo, segundo Brian Scudamore, empreendedor canadense. Em um artigo publicado no site da Forbes, ele sugere essas questões com base em sua própria experiência.
Veja mais:
É possível aprender empreendedorismo?
Logística sustentável ganha espaço no mercado de delivery
Startup Egalitê promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado do trabalho
1. Você está disposto a fazer e oferecer o melhor possível?
Independentemente do seu nicho de atuação, desejar ter o melhor produto ou serviço — e agir para alcançar isso — é fundamental para ter sucesso nos negócios. Você está preparado para encarar esse desafio?
2. Seu negócio resolve um problema?
Para sobreviver e crescer, inevitavelmente o seu empreendimento precisa oferecer soluções a algum problema de seus consumidores, sejam eles outras empresas ou pessoas físicas. Pense bem: se o seu negócio não traz solução nenhuma, é preciso rever a ideia.
3. Você está sendo inovador?
Sua empresa resolve um problema de maneira tradicional ou convencional demais? Ela não traz nenhuma grande novidade ao mercado? Então é preciso atenção! Negócios de sucesso costumam ser inovadores e disruptivos. Eles encaram antigos desafios de novas maneiras e, por isso, saem na frente dos concorrentes.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”