Desde 2011, jovens de todo o país têm a oportunidade de se reunir com alguns dos maiores pensadores do Brasil para debater temas importantes como economia, política, justiça e empreendedorismo. Esta é a missão do projeto Imil na Sala de Aula, que chega ao oitavo ano de existência ultrapassando a marca de 18 mil alunos atingidos.
O programa é realizado em universidades públicas e privadas e tem por objetivo levar aos universitários diferentes pontos de vista e novos conceitos sobre temais atuais, como afirma a estudante da PUC-Rio Clara Almeida em entrevista ao Imil: “Vocês nos fizeram pensar e discutir de uma forma que nunca tinha acontecido”.
A idealizadora do projeto e CEO do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto, conta que a iniciativa cresceu exponencialmente, superando as expectativas iniciais:
“Quando o Imil na Sala de Aula nasceu, eu dava palestras em universidades e, conversando com jovens, percebi que eles sentiam falta de diversidade no material que estudavam e de discursos mais amplos em sala de aula. Como o Instituto Millenium tem um quadro de especialistas altamente qualificados, pensei em juntar os dois mundos”.
Assista à palestra de Ricardo Diniz, vice-presidente do Bank of America, no 103º Imil na Sala de Aula
A adesão ao Imil na Sala de Aula é gratuita. Os temas, bem como a escolha dos especialistas, são determinados em parceria com os professores e alunos. Todo o custeio das palestras é feito pelo Instituto Millenium com apoio das empresas GOL e Porto Seguro. A conscientização dos jovens gira em torno de bandeiras como a economia de mercado, a democracia representativa, a liberdade e o fomento ao empreendedorismo.
“É esse tipo de apoio que as atividades estudantis precisam, principalmente para trazer especialistas deste nível. A palestra que tivemos, sobre a reforma da Previdência, é um assunto super do momento, com profissionais badalados, então é muito importante ter esse tipo de acesso”, comenta o estudante Paulo Dante, um dos milhares de participantes do projeto.
Para agendar uma edição do programa, basta entrar em contato através do e-mail alice@institutomillenium.org.br. As vagas são limitadas.