O aumento do número de cadeiras para os legislativos municipais é consequência da aprovação da Emenda Constitucional 58/2008 pelo Congresso.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 2.153 municípios poderão aumentar o número de vereadores. Entre os 49,9% dos municípios que ainda não fizeram a alteração, 61,6% pretendem fazê-la. A data limite estabelecida para a mudança na legislação é 30 de junho de 2012.
O Instituto Millenium que saber sua opinião sobre essa resolução. A mudança é realmente necessária para o país? O que a população pode fazer para evitar esse inchaço da máquina pública?
O Brasil não precisa de mais vereadores. Precisamos sim de novos e eficientes mecanismos de controle e fiscalização dos muitos e onerosos políticos que já temos. Seria mais racional pensar em uma redução do número de cadeiras do Legislativo.
Seria ótimo se o país pudesse contar com os vereadores que tem, aumentar o numero de cadeiras do Legislativo apenas confirmaria a ineficiência dos que já ocupam o cargo, maior numero não significa a resolução de problemas, o que muitas pessoas pensam é que muito dinheiro está sendo gasto com coisas desnecessárias. Uma boa dica é colocar no cargo poucas pessoas de grande afeto público e que tenham muito conhecimento e capacidade politica para resolver problemas simples sem precisar de um exército
Claro. As cidades crescem; ruas são abertas. Precisamos deles para batizá-las.
O Brasil precisa de eficiência, não de mais gastos. Principalmente quando se sabe do nível desses vereadores…
Sim, pois as cidades crescem a cada dia….
Por outro lado concordo com a Marcia, o Brasil precisa d + eficiencia e naum d mais gastos…
Concordo em aumentar os nº de vereadores desde que bata o cartão ponto, trabalhem 8h por dia de segunda a sexta-feira pela comunidade e receba somente o salário de sua profissão, iniciativa privada, funcionário público, ou aposentadoria (pago onde prestava o serviço) e não tendo profissão o salário mínimo nacional (pago contribuinte).A longo prazo os vereadores seriam todos os presidentes das associaçoes de moradores dos Municípios, eleitos diretamente, e exercendo o trabalho gratuito.
Os requisitos constitucionais para a formação das Casas Legislativas Municipais muitas vezes deixam de ser observados até pela Justiça Eleitoral. Isso propicia o aumento do número de vereadores. Além disso, mesmo que as regras da Carta Magna fossem cumpridas, não é necessário que ocorra aumento do número de vereadores às Câmaras. Defendo também uma reforma constitucional que limite a possibilidade de criação de novos Estados e Municípios. Prof. Alexandre Coutinho Pagliarini
Pra que mais vereadores??? pra mais gastos…mais desvios de verbas???
Vamos deixar de sermos cidadão burros…e não vamos pagar salario de mais nenhum vagabundo!!!
Porque será que na época das eleições eles (vereadores,prefeitos) fazem questão de ir nos bairros mais pobres, interior,pegam na mão do povo,cumprimenta,na hora sai até a quele sorrisão.
Más depois tudo muda; conseguiram o que tanto queriam “vencerão”…
E o povo onde fica?O povo que foi enganado,aquele povo que acha melhor assistir a novela do que um jornal,o povo que prefere sentar nas calçadas e falar da vida alheia!Esse…São esses que eles irão procurar para os apoiarem!É hora de…