A Eletrobras espera concluir neste mês a negociação com a Petrobras para o pagamento em 85 parcelas de 1 bilhão dos 4 bilhões de reais que deve à petroleira pela compra de combustível para a geração de energia no Norte do país. A Petrobras, no entanto, contabiliza uma dívida bem maior, em torno de 7 bilhões de reais. O impasse sobre essa conta se arrasta desde 2009.
Segundo o presidente da companhia elétrica, José da Costa Carvalho Neto, além do 1 bilhão de reais, que deverá sair do caixa da estatal de energia, outros 452 milhões de reais serão pagos à Petrobras com o dinheiro do empréstimo que a Eletrobras fechou com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil.
Há ainda 700 milhões de reais em dívida também relativos à compra de combustível para a geração de energia, questão que está sendo arbitrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo pagamento ainda não é certo. Por fim, a elétrica ainda deve 1,9 bilhão de reais ao Tesouro Nacional no âmbito da conta de consumo de combustíveis (CCC).
A inadimplência da Eletrobras provocou interrupção no fornecimento de combustível para as térmicas da Amazonas Energia, no início deste mês, mas restabelecido em seguida.
Fonte: Veja
No Comment! Be the first one.