Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

O estudo Âncora Fiscal e Desenvolvimento se propõe a demonstrar a importância de regras que tragam previsibilidade em relação à trajetória da dívida pública.

De autoria do ex-Secretário Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal, e do ex-Secretário do Tesouro, Jeferson Bittencourt, o estudo responde ao primeiro paper “Sob a espada do endividamento”, que apresentou a dívida pública como um dos principais fatores impeditivos para o crescimento do país.

O estudo revisita as regras fiscais brasileiras, traz evidências de benefícios advindos do Teto de Gastos, que reduziram os juros de maneira expressiva após sua entrada em vigor, em grande parte perdidos com as discussões recentes sobre sua flexibilização.

Entre os principais objetivos do projeto, realizado em parceria com a Consultoria de Inteligência especializada em Ciência de Dados, a Neocortex, está mostrar que responsabilidade fiscal não é um fim em si mesmo, é a condição básica para a sustentabilidade de políticas públicas e para o crescimento econômico.

6623-pj5c3ccxqdspreis81hre52d0a1vq9yhoidu9ndeco

Bruno Funchal

Bruno Funchal é Doutor em Economia pela EPGE/FGV, professor titular da Fucape Business School e especialista do Instituto Millenium.

6622-pj5c3bf3jjrffsk5dj34tnawew6iikurcdqcsdesiw

Jeferson Bittencourt

Jeferson Bittencourt é Mestre em Economia pela UFRGS e especialista do Instituto Millenium.

Veja também...

“O Estado brasileiro é um Robin Hood às avessas”, “Todo dia é um 7×1 da dívida em cima do crescimento”; “A introdução do teto de gastos reduziu absurdamente a taxa de juros no Brasil”. Quer saber o sentido de todas essas falas? Então confira o videocast entre o economista Ricardo Amorim e os autores Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt, sobre a importância do equilíbrio fiscal para o desenvolvimento do país. A mediação é da CEO do Instituto Millenium, Marina Helena Santos.

Leia também

plugins premium WordPress