Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

O Banco Central endureceu as regras no atual governo? Com as taxas de juros altas, as decisões do Comitê de Política Monetária (COPOM) sobre o patamar a ser adotado na SELIC, a taxa básica de juros, tem gerado muita polêmica. Apesar disso, as atas das reuniões do Banco Central divulgadas até maio deste ano não foram significativamente mais duras do que as demais atas da autoridade monetária desde 1999. A conclusão está na 29ª edição do Millenium Papers, assinado pelos cientistas de dados Wagner Vargas e Geraldo Leite.

O estudo empregou técnicas sofisticadas de aprendizado de máquina – uma vertente da inteligência artificial que permite que os sistemas aprendam e aprimorem com a experiência – e modelagem de tópicos para transmutar documentos das atas em um formato que pode ser processado e analisado por algoritmos. A conclusão foi que a hipótese de que as atas do Banco Central teriam endurecido no atual governo, devido à diferença ideológica, não se confirma.

Para acessar o paper completo, clique no link abaixo.

 

Geraldo Leite

Geraldo Leite

Cientista de dados, Doutorando em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universidade Autônoma de Barcelona

Wagner Vargas

Wagner Vargas

Cientista de Dados, MBA em Finanças Públicas, Mestre em Gestão e Políticas Públicas

Veja também...

Assista o Millenium Talks sobre esse tema, com os autores Wagner Vargas, Geraldo Leite e o convidado João Ricardo Costa Filho, economista do Ibmec.

Leia também

plugins premium WordPress