Entre pensar em um projeto e colocá-lo em prática há uma longa estrada. Com o objetivo de diminuir essa distância, a Casa Firjan, em Botafogo, disponibiliza, de forma gratuita, um laboratório de fabricação para que qualquer pessoa que tenha uma ideia possa começar a tirá-la do papel. Dividido em cinco espaços, o FabLab conta com 35 equipamentos tecnológicos, que estão à disposição do público todas às sextas-feiras, das 13h às 16h. É necessário realizar uma inscrição prévia pelo site firjan.com.br/casafirjan.
Tecnólogo em automação industrial, o professor Felipe Laranja ministra oficinas e orienta os participantes. Segundo ele, a proposta do FabLab é fomentar a cultura maker e de inovação do criador através de equipamentos como impressoras 3D (são três, cada uma com sua especificidade); uma cortadora a laser, utilizada para cortes e gravações em MDF, acrílico, couro, tecidos, papéis, EVA (sigla para Etílico Vinílico de Acetato) e espuma; e um digitalizador 3D manual, utilizado para digitalizar objetos e pessoas, transformando os modelos em um arquivo de computador. Há, ainda, máquinas de impressão gráfica e de fabricação de artefatos têxteis, além de computadores para desenvolver projetos utilizando softwares de criação.
Veja mais:
Fundação Ezute: Mais eficiência na implementação de projetos
Plataforma virtual prepara estudantes para a prova de matemática do Enem
Iniciativa conecta empreendedores com o poder público para solucionar problemas
Laranja realiza dinâmicas para mostrar as inúmeras possibilidades dos equipamentos e promover troca de experiências entre os participantes, cerca de 20 em cada aula. Também orienta individualmente as pessoas que já têm um projeto. Ele conta, por exemplo, que um marceneiro o procurou para desenvolver uma carteira com elementos de madeira. Os dois trabalharam juntos, na sexta-feira passada, e o aluno teve a oportunidade de fazer um protótipo. O próximo passo será aprimorá-lo.
— Tem muita gente que vem para matar a curiosidade, para entender como funcionam as máquinas. Outras pessoas já chegam com uma ideia. O FabLab funciona parar criar objetos, inventivos ou conceituais, criar coisas que não estão à nossa disposição. Aqui, nós testamos para que depois a pessoa entenda se pode ou não fazer a linha de produção. É uma brincadeira de erros e acertos para conseguir validar o projeto de forma mais rápida — explica Laranja, complementando que, para ter a rotatividade do erro, nas aulas são utilizados materiais mais baratos, como madeira e plástico.
Gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto reforça a necessidade de haver trocas de experiências entre os participantes para estimular a criatividade e, consequentemente, a inovação. Os interessados em usar o laboratório mais vezes na semana têm a opção de alugar as máquinas por hora, às terças, das 9h ao meio-dia, e das 13h às 16h; e às quintas, das 13h às 16h. A Casa Firjan fica na Rua Guilhermina Guinle 211.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”