Inicialmente proposto pelo consultor de negócios e inovação Alexander Osterwalder, o business model canvas (também conhecido como “quadro de modelo de negócios”, em português) é uma ferramenta empregada para a estruturação dos aspectos necessários para organizar uma empresa. Por meio de perguntas dispostas em uma tabela, são identificados os principais parceiros, a proposta de valor, segmentos de clientes, canais, fontes de receita, custos, entre outras informações necessárias à implementação de um planejamento.
Essa metodologia é desenvolvida e explicada por Osterwalder, em parceria com Yves Pigneur, cientista da computação e PhD em Sistemas de Informação pela Universidade de Namur, na Bélgica, em “Business model generation – inovação em modelos de negócios” (Alta Books, 2011). O livro apresenta as técnicas utilizadas na elaboração de projeções, mostrando de que maneira as empresas criam e entregam valor.
Inovação em modelos de negócios
Leia também
Contribuições da Análise Econômica do Direito para a Regulamentação do Exercício da Atividade de Transporte de Passageiros por Motos de Aplicativos na Cidade de São Paulo
18/02/2025
Na 41ª edição do Millenium Papers, Luciano Timm (professor de Direito do IDP) e Marcelo Justus (professor de Economia da Unicamp) discutem, sob o...
O fim do sistema de repartição: como encaminhar uma solução definitiva para a maior despesa do governo?
13/02/2025
Já é consenso que a Previdência Social brasileira é uma bomba-relógio. Com uma população em processo de envelhecimento e com taxas de...
A Importância da Liberdade Educacional
12/02/2025
*Marina Rocha Recentemente, comecei a ler o livro A Falácia Socioconstrutivista, da professora Kátia Simone Benedetti, que explica como o processo...
Não há liberdade sem segurança
06/02/2025
A 39ª edição do Millenium Papers explora a interdependência entre segurança e liberdade, abordando como o equilíbrio entre esses dois...
No Comment! Be the first one.