Inicialmente proposto pelo consultor de negócios e inovação Alexander Osterwalder, o business model canvas (também conhecido como “quadro de modelo de negócios”, em português) é uma ferramenta empregada para a estruturação dos aspectos necessários para organizar uma empresa. Por meio de perguntas dispostas em uma tabela, são identificados os principais parceiros, a proposta de valor, segmentos de clientes, canais, fontes de receita, custos, entre outras informações necessárias à implementação de um planejamento.
Essa metodologia é desenvolvida e explicada por Osterwalder, em parceria com Yves Pigneur, cientista da computação e PhD em Sistemas de Informação pela Universidade de Namur, na Bélgica, em “Business model generation – inovação em modelos de negócios” (Alta Books, 2011). O livro apresenta as técnicas utilizadas na elaboração de projeções, mostrando de que maneira as empresas criam e entregam valor.
Inovação em modelos de negócios
Leia também
Áreas de Revitalização Compartilhada
13/11/2024
Policy Paper – Financiamento de Business Improvement Districts (BIDs) por meio de incentivos fiscais: um modelo à la Lei Rouanet para o IPTU...
A NOVA ECONOMIA E A NECESSIDADE DE UM CORAÇÃO DE ESTAGIÁRIO
13/11/2024
Você já parou para pensar como a velocidade das mudanças está tornando o conhecimento de ontem obsoleto? Cursos que levavam anos para serem...
Cultivando os Pilares da Previdência Sustentável – PARTE II
30/10/2024
Como é de praxe na economia, vamos simplificar a realidade para facilitar a compreensão dessa relação. Pelas limitações de tamanho e...
Cultivando os Pilares da Previdência Sustentável – PARTE I
30/10/2024
*Nicole Alvim A evidente realidade de que a colheita não pode preceder o plantio é amplamente reconhecida. Contudo, e aqui deixaremos à psicologia...
No Comment! Be the first one.