Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

É lugar comum dizer que a educação pública no Brasil é ruim por falta de investimentos. Só que entre 2004 a 2013, o investimento público do governo federal em educação triplicou, enquanto a qualidade permaneceu praticamente inerte.

Será que não é o momento de rever o nosso modelo de oferecer educação aos mais vulneráveis, ao invés de apenas injetar mais dinheiro num sistema que não está dando certo? Essa é a proposta contida na 11ª edição do Millenium Papers, de autoria de Marcos Ricardo dos Santos, Anamaria Camargo e Leonardo Regazzini: Um plano Robin Hood para educação no Brasil: uma estratégia para melhorar a equidade e a qualidade do ensino, sem aumentar o gasto público.

Combinando sistema de vouchers com cobrança parcial de mensalidade em universidade pública, eles trazem uma proposta capaz de inverter nosso atual sistema, onde os pobres têm acesso a uma educação de péssima qualidade, ao mesmo tempo em que ajudam a financiar universidade ‘gratuita’ para as classes mais abastadas.

Marcos-Ricardo-dos-Santos-prcgvnpfh2xwpp3cqy5zg1cb9o46fqxp5p5uzw7c2w

Marcos Ricardo dos Santos

Mestre em Economia; especialista em Gestão de Assuntos Públicos e jornalista. Foi colaborador da revista Superinteressante, da Gazeta do Povo, EBC, STF e ONU. É autor do livro Vouchers na Educação: o pobre e o rico na mesma escola.

WhatsApp-Image-2022-07-06-at-08.51.32-prd7ezy7m8qaq3ep8eei5gkugxd6p4kiu6yrd5pm20

Anamaria Camargo

Mestre em Educação, palestrante, escritora e consultora para políticas educacionais liberais. Presidente do Instituto Livre pra Escolher e Assessora de Educação na Câmara dos Deputados.

WhatsApp-Image-2022-07-06-at-08.52.13-1-prd7jmbn7x21t2p18wbgwslfm4l5jjx0h2fpb4uxgo

Leonardo Regazzini

Professor de Economia, é bacharel, mestre e doutor em Economia pela USP. Também é bacharel em Ciências Sociais, foi membro do Conselho de Administração do Livres e é membro do seu Conselho de Beneméritos.

Veja também...

Novos caminhos para avançar na educação no Brasil. Este é o tema do Millenium Talks deste sábado (9), que contará com a participação dos três autores do paper, Marcos Ricardo dos Santos, Anamaria Camargo e Leonardo Regazzini, e será mediado pela CEO do Instituto Millenium, Milla Maia.

Leia também

plugins premium WordPress