Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

Na 31ª edição do Millenium Papers, um dos vencedores do Millenium Challenge Papers, Luís Guilherme Izycki, assessor na Diretoria de Inovação da Enap e mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento no Ipea, sugere que o governo brasileiro passe a fazer suas compras via marketplace.

O artigo Modernizando as compras públicas de bens e serviços comuns no governo brasileiro por meio de um marketplace discute a criação de uma norma infralegal para estabelecer um marketplace de compras públicas de bens e serviços comuns no governo brasileiro, com o objetivo de aprimorar a eficiência, transparência e competitividade no processo.

Destaca-se a importância das compras públicas no contexto nacional, representando 12% do PIB, e a proposta visa simplificar a aquisição, reduzir burocracia e economizar ao menos R$ 9 bilhões em recursos públicos por ano. A revisão literária explora conceitos de e-marketplace, experiências internacionais e desafios. A metodologia requer uma plataforma tecnológica robusta, banco de dados de fornecedores qualificados, transparência e integração com sistemas governamentais. Espera-se maior eficiência, transparência, competição, redução de custos, inovação e integração governamental. No entanto, a criação bem-sucedida requer abordagem estratégica, incluindo aspectos legais e colaboração entre partes interessadas.

Para ler o estudo completo, clique no link abaixo.

Millenium Papers

Luís Gulherme Izycki

Assessor na Diretoria de Inovação da Enap e Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento no Ipea

Veja também...

Confira um papo com os três vencedores do Millenium Challenge Papers!

Leia também

plugins premium WordPress