“Você sabe qual é o plano estratégico do Brasil? Quais são as nossas metas, onde queremos chegar? Que tipo de país queremos ser no futuro?” Partindo de questões tão fundamentais quanto imperiosas, os artigos reunidos em “O que o Brasil quer ser quando crescer?” (Paralela, 2012) estabelecem um novo paradigma para a discussão sobre educação e desenvolvimento. Deixando de lado as discussões filosóficas e ideológicas que ainda dominam o debate nacional, Gustavo Ioschpe traça um vasto panorama sobre o sistema educacional brasileiro, sempre embasado no conhecimento formal e na literatura empírica sobre o tema. Em artigos curtos e instigantes, o livro desmistifica uma série de “verdades”, como por que aumentar o salário dos professores ou o volume de investimento em educação não levará a uma melhora da qualidade do ensino no país. No lugar de ideias gastas, o leitor encontrará aqui discussões e soluções factíveis, amparadas na rigorosa pesquisa da área. Nesta análise lúcida e contundente do sistema educacional brasileiro, “O que o Brasil quer ser quando crescer?” nos convida a repensar o debate sobre a questão mais importante para o desenvolvimento do país.
O que o Brasil quer ser quando crescer?
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