O ranking anual feito pela Times Higher Education (THE), revista britânica de educação superior, identificou as melhores universidades do mundo seguindo alguns critérios (como número de estudantes em tempo integral, número de estudantes por setor, estudantes internacionais, quantidade de homens e mulheres, ensino, pesquisa, citações, índice de impacto comercial em pesquisas universitárias e visão internacional).
1. Universidade de Oxford –
- Construindo um negócio – a primeira colocada no ranking do THE oferece um curso em vídeo com o objetivo de ensinar para os estudantes o básico sobre como desenvolver um negócio.
- Energia, mudanças climáticas, empreendimento social e gênero – com a ajuda de vídeos, o curso é baseado em um simpósio de Mulheres na Liderança de 2010 e conta com pesquisas de mulheres para o ambiente coorporativo. Em 5 vídeos são discutidos temas como mudanças climáticas, equidade de gênero e energia sustentável.
2. Universidade de Stanford –
- Startups é o tema do curso oferecido pela terceira universidade no ranking, empatada com o Instituto de Tecnologia da Califórnia – gratuitas, as aulas são pensadas de acordo com anotações de Peter Thiel, cofundador do PayPal, que foi professor em Stanford no ano de 2012.
3. MIT –
- Tornando-se um empreendedor – O curso é oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, quinta universidade no ranking, em parceria com a plataforma de ensino online EDx, que foi idealizada pela Harvard. Com o objetivo de ensinar os alunos a lidarem com as adversidades de se começar um novo negócio, não é necessário ter experiência prévia em empreendimentos.
- Desenvolvendo o futuro do trabalho – O segundo curso selecionado do MIT objetiva explorar e desenvolver alternativas para que os trabalhadores dos dias atuais consigam moldar o trabalho do futuro para as necessidades das pessoas.
4. Harvard –
- Empreendimentos em economias emergentes – o tema do curso ministrado pela sexta colocada no ranking da Tïmes Higher Education e pretende dar aos alunos uma visão maior sobre temas sociais, ajuda-los a pensar em soluções criativas e identificar pontos de oportunidade para pequenos empreendimentos nesses países.
5. Universidade de Princeton –
- Fazer o governo funcionar em lugares difíceis – a sétima colocada na lista global das melhores universidades tem um programa baseado em desafios semanais para que os alunos solucionem e examinem um problema com a ajuda de ferramentas como bloqueio de reformas institucionais e projetos para melhorar os serviços em áreas rurais.
6. Universidade da Pensilvânia –
- Estratégia de Negócios de Wharton: Vantagem competitiva – empatada com o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique no décimo lugar, a Universidade da Pensilvânia oferece um curso para ensinar a desenvolver e executar estratégias a fim de melhorar a posição da empresa no marketplace.
7. Yale –
- Capitalismo: sucesso, crise e reforma – a universidade norte-americana de New Haven, décima segunda colocada no ranking, disponibilizou um curso para ajudar o aluno a entender como algumas empresas criam estratégias falhas para lidar com problemas econômicos. No link, você pode baixar as aulas, disponíveis em arquivos zipados e em plataformas de vídeo como o YouTube e o iTunes.
- Mercado financeiro – o curso oferece um debate para que os estudantes consigam ter uma visão geral de como gerenciar riscos e empresas com a ajuda de práticas atuais.
E as universidades brasileiras?
No ranking para 2018, as universidades brasileiras caíram de posição – mesmo a USP, que continua na frente das outras, como já acontecia nos anos interiores. Já a UERJ é a penúltima – na frente apenas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Outro ponto crítico é que, na lista para o ano de 2017, haviam vinte e sete universidades brasileiras, enquanto para a de 2018, apenas vinte e uma. Mesmo bem colocadas no ranking do Brasil, algumas faculdades não têm a opção de cursos livres on-line e oferecem apenas matérias EAD em suas grades curriculares.
Confira os cursos na web, gratuitos, oferecidos pelas duas universidades mais bem colocadas no ranking mundial da Times Higher Education:
1. USP
- Comportamento Organizacional – O curso conta com 21 aulas apresentadas em vídeos e estão disponíveis tanto para download (nos formatos MP4 e FLV) quanto para assistir online.
2. UNICAMP
- O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor – o curso oferecido pela UNICAMP na plataforma Coursera pretende ajudar os alunos a entenderem quais as habilidades e competências que devem ser criadas e desenvolvidas para que se tornem empreendedores.
Fonte: “Exame-VocêS/A”
No Comment! Be the first one.