A dica de leitura do Instituto Millenium para essa semana é o livro “10 Mandamentos – Do país que somos para o Brasil que queremos”, de Luiz Felipe d’Avila. Na obra, o autor sai das desesperançosas conversas de botequim e caminha para a busca de valores que possam apontar não o caminho da redenção, mas o da reforma permanente, que renova a tradição e dialoga com o novo.
O livro faz parte de uma linha de especulação intelectual chamada “Teoria das Elites” e traz reflexões levando em consideração que, como todas as outras nações, o Brasil tem zonas de luz e de sombras. E é a partir desse paralelo que a obra se desenvolve. A ideia não é apresentar um Brasil mais deformado por vícios do que formado por virtudes, mas entender as possibilidades de uma trilha clara para o país.
A leitura é uma boa opção para ajudar a compreender o contexto atual, em tempos de tantas confusões no sistema político brasileiro.
Leia também
Dica de leitura: Caráter e liderança, de Luiz Felipe d’Avila
Dica De Leitura Da Semana: Pare de acreditar no governo
Sobre o autor
Luiz Felipe d’Avila é fundador e publisher do VirtuNews, foi o criador e fundador do Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de líderes públicos e de mobilização da sociedade em torno de causas para melhorar funcionamento do Estado democrático. É editorialista do Estado de São Paulo e foi comentarista político das redes de televisão Manchete e Record. Fundador da Editora D’Avila (1996), responsável pela revista política REPÚBLICA, e BRAVO, que foi a maior revista cultural do país. A BRAVO foi vendida para a Editora Abril, onde Luiz Felipe tornou-se diretor superintendente (2002-2006). Formado em ciências políticas pela Universidade Americana em Paris e mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School. Autor de vários livros de história e política, dentre eles, destacam-se Dona Veridiana: A trajetória de uma dinastia paulista; Os Virtuosos, Caráter e Liderança – Nove Estadistas que construíram a Democracia Brasileira e os 10 Mandamentos – Do país que somos para o Brasil que queremos.