Pela quinta semana consecutiva, economistas do mercado financeiro revisaram para cima a projeção de inflação para este ano. Agora, a expectativa é que o IPCA feche 2014 em 6,35%, no acumulado em 12 meses, segundo a mediana das projeções que compõem a pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os analistas também aumentaram a projeção para a inflação de 2015, que subiu para 5,84%.
Com expectativa de que a alta de preços continue se aproximando do teto da meta do governo (de 6,5%), os economistas continuam a prever que a taxa básica de juros chegará a 11,25% ao ano ainda em 2014, o que indica que o mercado espera mais uma elevação da Selic, que atualmente está em 11% ao ano.
Segundo o relatório do BC, o mercado também está mais pessimista em relação ao crescimento da economia. A mediana das projeções para alta do PIB caiu de 1,69%, na semana passada, para 1,63%, na edição desta segunda-feira. A expectativa para o crescimento em 2015 continua em 2%, estável há seis semanas.
A Focus mostrou ainda que a recente valorização do real frente ao dólar fez os analistas revisarem para baixo a previsão da taxa de câmbio para o fim deste ano, que caiu para R$ 2,45.
Fonte: O Globo
Sem Comentários! Seja o primeiro.