A popularização da internet – e por consequência, de várias ferramentas online – trouxe várias facilidades para a vida das pessoas. Muitas dessas ferramentas são muito úteis para o cotidiano dos microempreendedores individuais (MEI), pessoas que precisam efetuar uma série de tarefas, não têm muita gente para ajudar nos afazeres e ainda contam com um orçamento limitado.
Nem todo empreendedor, dependendo da área de atuação conhece o potencial da tecnologia. Hoje, nem o computador é tão necessário, já que os smartphones, até mesmo os mais básicos, têm capacidade técnica para executar milhares de aplicativos.
Hoje, é possível encontrar ferramentas que ajudam a gerir a empresa, salvar arquivos na nuvem, fazer ligações e até fugir do trânsito. Tudo grátis. Conheça algumas delas:
Para economizar com telefone
Para evitar as altas tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia móvel, um dos caminhos é ter chips de várias operadoras. Uma maneira menos trabalhosa é baixar ferramentas como o Skype e o Viber. Com o primeiro, é possível fazer videochamadas gratuitamente, enquanto o segundo é mais focado em chamadas com áudio apenas. Ambos têm versões para computador e celular e são gratuitos, desde que a pessoa para quem você está ligando tenha um dos aplicativos instalado. Tanto o Skype quanto o Viber, por meio de créditos, permitem ligações para telefones fixos a custos mais baixos. Mas fique atento: se você vai usar algum desses programas no celular, é necessário que a conexão da internet esteja funcionando.
Para usar a computação em nuvem
Com a massificação do uso da internet, a chamada computação em nuvem – em que os arquivos ficam em servidores na web – também se popularizou. Agora, é possível acessar arquivos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. São três os serviços mais usados: o OneDrive, da Microsoft, o Drive, do Google, e o Dropbox. É possível acessá-los tanto do computador quanto do celular.
Para não se esquecer de nada
Com o Evernote, é possível fazer anotações, tirar fotos, criar listas de tarefas, digitalizar cartões de visita, gravar lembretes de voz e organizar todas essas informações, gratuitamente, em um banco de dados que pode ser acessado do seu computador, celular ou até mesmo do website da ferramenta.
Para gerenciar sua empresa
Há inúmeras opções de sistemas online de gestão, mas nem todos foram projetados especialmente para MEIs e profissionais autônomos. Um deles é o ZeroPaper. Com a plataforma, o empreendedor pode controlar as finanças do seu negócio onde estiver. Além de incluir despesas e receitas, é possível tirar fotos de recibos e guardá-los em um lugar seguro, verificar resultados através de relatórios, dentre outras facilidades.
Para fugir do trânsito
O Waze, exclusivo para celular, ajuda os usuários a fugir de congestionamentos e encontrar rotas alternativas, o que diminui o risco de se atrasar para compromissos importantes. No Waze, são os próprios usuários que comunicam alertas sobre vias bloqueadas, acidentes, engarrafamentos e blitze.
Para chamar táxis e motoboys
Na hora de chamar um táxi de forma rápida, vários aplicativos podem ser úteis: procure por plataformas como Easy Taxi, Taxijá e 99Taxis. Quando o problema for a falta de um motoboy, aposte no VaiMoto ou no 99Motos.
Movimento Empreenda
O Movimento Empreenda é uma iniciativa da Editora Globo para encorajar e capacitar o empreendedor brasileiro. Com o aplicativo oficial do Empreenda, é possível acessar um “funil de ideais”, que ajuda na escolha pela melhor área para abrir a empresa. Também é possível montar um modelo de negócios simplificado e direto.
Além disso, o Movimento Empreenda lançou duas ferramentas interessantes para microempreendedores: o MAT – Plano de negócios simplificado e a Planilha de projeção de resultados para empreendedores individuais. Confira-as neste link.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
One Comment