“Roberto Campos teve tempo de observar uma transição importante: sua saída da posição de maldito para a de profeta. Ele deixou uma grande lição: quando não se concorda com o governo, é preciso criticar. Esta é a maneira de se ajudar um país.” Paulo Guedes
“A Lanterna na Popa” (Topbooks) é um livro de memórias do economista Roberto Campos, que traça um panorama da política, do poder e da economia mundial nos últimos 50 anos. Desde seu lançamento tornou-se um clássico livro de referência sobre o Brasil e se transformou em best seller. A leitura dessas memórias elucida importantes capítulos da história brasileira e internacional da qual foi observador, coadjuvante e não raramente protagonista. Seus relatos caminham por fatos como a segunda guerra mundial, industrialização brasileira, pós-guerra, criação do Banco Mundial, guerra fria, criação do BNDES, criação da Petrobras, milagre econômico, constituinte de 1988, privatizações, entre muitos outros. Além desses fatos, sua própria história de vida é um notável exemplo.
Fonte: Allegro Blog
Roberto de Oliveira Campos, um espírito irrequieto, uma inteligência aguçada, um irônico contumaz, um erudito correto e um político frustado. Dizia ele: Entrei na política tentando melhor o Brasil, me dei por satisfeito de não te-lo piorado.